O serviço das barcas será fiscalizado diariamente por postos permanentes que serão instalados nas plataformas de embarque dos passageiros. A medida foi anunciada pelo secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes. A idéia, de acordo com o secretário é garantir a qualidade do serviço.
Lopes ainda pediu à população que não deixe de utilizar o serviço por causa dos recentes incidentes envolvendo barcas e um aerobarco que fazem a travessia Rio-Niterói. - Vamos instituir o posto de fiscalização permanente. Essa medida é de urgência para que a população tenha garantias de que o serviço será mantido com a qualidade que o usuário necessita -declarou Júlio Lopes.
O secretário anunciou a medida após reunião no início da noite desta segunda-feira, com o presidente da Agência Reguladora de Transportes, Antônio de Carvalho, e o capitão dos Portos, almirante Monteiro Dias.
O encontro estava agendado para ser realizado somente na quinta-feira, mas o problema com a aerobarca Flexa de Niterói, que ficou à deriva durante quase uma hora, precipitou a realização da reunião.