Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2026

Rio terá operação Pressão Total nas principais vias

Terça, 08 de Julho de 2008 às 10:40, por: CdB

Nesta quarta-feira, serão definidas as formas de ação da Pressão Total, operação deflagrada por determinação do governador Sérgio Cabral, reunindo vários setores da administração estadual para fortalecimento do combate à combinação álcool e direção nas ruas do Rio. As bases da fiscalização conjunta, integrada pelo Detran, Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, serão definidas, em reunião na Secretaria de Saúde.

Segundo o presidente do Detro, Rogério Onofre, a operação deve começar, no máximo, na próxima semana – a intenção é de que alguns pontos de fiscalização já comecem a funcionar neste final de semana – com atuação nas vias da Capital onde seja registrado o maior número de acidentes tendo como principal causa a condução de veículo por motorista alcoolizado. 

– O Detro disponibilizará 22 ônibus equipados com computadores ligados à Internet, que servirão como escritórios de apoio à operação. O Detran entrará, a princípio, com 15 bafômetros e tentaremos junto à iniciativa privada a aquisição de mais 35. A idéia é que as equipes contem com profissionais médicos ou bombeiros treinados para a realização de exames com este tipo de equipamento. O objetivo principal desta ação é o de salvar vidas – explica Onofre.

Os locais de fiscalização serão definidos a partir de levantamentos do Detran e da Secretaria de Saúde, que apontarão as áreas de maior incidência de acidentes de trânsito provocados por motoristas alcoolizados. De acordo com o presidente do Detro, duas vias já foram definidas como prioritárias: as avenidas Brasil, na Zona Norte da cidade, e a das Américas, na Zona Oeste.

Tags:
Edições digital e impressa