O prefeito César Maia aprovou nesta semana, antes de viajar para a Europa, o projeto de construção de um aquário marinho na Zona Portuária do Rio. Idealizado pelo Instituto Museu Aquário Marinho e com projeto arquitetônico do escritório Alcides Horácio Azevedo Arquitetos Associados, o AquaRio, se sair do papel, será o maior aquário marinho da América Latina. O idealizador do projeto, o biólogo marinho Marcelo Szpilman está animado com a perspectiva.
- Desta vez vai ser diferente. A prefeitura vai entrar apenas com a cessão do terreno. Há dois anos venho estudando e desenvolvendo esse projeto. Depois de reuniões com o prefeito Cesar Maia começamos a procurar um terreno e descobrimos o local onde funcionou a Cibrazem (Companhia Brasileira de Armazenamento). Acho que o projeto tem tudo para dar certo. A prefeitura vai entrar com o terreno e toda a construção e operação do aquário ficará a cargo da iniciativa privada - enfatizou Szpilman.
O projeto elaborado por Szpilman prevê a construção de dois tanques principais e 40 secundários, onde ficarão expostos 12 mil animais marinhos de 400 espécies diferentes. Além de estacionamento com 293 vagas, área de exposição e lazer, restaurante, galeria comercial, área de educação ambiental e pesquisa e escola de mergulho.
O tanque principal, com 3,7 milhões de litros de água será dividido em dois recintos, o oceânico (com 2,3 milhões de litros) e o de mergulho (com 1,4 milhões), separados por um túnel por onde os visitantes poderão circular. Neste segundo recinto, os visitantes poderão nadar com peixes, tubarões e arraias.
- O AquaRio vai ter 5,4 milhões de litros de água, enquanto o aquário do México, atualmente o maior da América Latina, tem 5 milhões de litros. O Rio é uma cidade costeira que há muito tempo precisa de um aquário. Em São Paulo existem três aquários, sendo o maior deles na cidade de Guarujá, que é o maior da América do Sul, com volume de 1,5 milhão de litros de água. Imagina o que não será o aquário carioca. Só o tanque principal do AquaRio terá sete metros de pé direito e 3,7 milhões de litros de água - entusiasma-se o biólogo marinho. A expectativa de investimento para a construção do AquaRio é de R$ 65 milhões, que virão de empresas privadas.
Szpilman diz que já vinha conversando com possíveis patrocinadores interessados no projeto, mesmo antes da aprovação sair publicada no Diário Oficial. Os advogados do instituto já estão em contato com técnicos da Secretaria municipal de Fazenda e com a Procuradoria Geral do Município para tratar do termo de concessão, determinar prazos e marcar data para o início da obra.
- Acredito que ainda este ano vamos começar a obra. Se tudo der certo, o AquaRio poderá estar concluído em dezembro de 2008. A expectativa é de um 1,4 milhão de visitantes por ano - calculou Szpilman. O AquaRio terá 25 mil metros de área construída e ficará localizado na Avenida Rodrigues Alves, em frente ao Armazém 8, na Gamboa.