A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e a Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM), em parceria com o Ministério da Justiça, discutem nesta quinta-feira no Rio iniciativas de combate à pirataria a serem desenvolvidas na cidade. O encontro ocorrerá das 14h às 18h no Hotel Sofitel, em Copacabana.
Agentes públicos da região serão treinados técnica e juridicamente para a identificação de produtos piratas.
O aumento da fiscalização e o combate à pirataria têm coibido a venda irregular de filmes, músicas e programas de computador, como mostram números da Receita Federal. A estimativa é de que neste ano caia ou pelo menos se mantenha o volume de mídias gravadas apreendidas.
Segundo a Receita Federal, o total de CDs e DVDs apreendidos em todo o país no primeiro semestre de 2008 chega a R$ 2,7 milhões, ou 36,89 % do que foi apreendido em todo o ano de 2007 e 41,18% em comparação aos 12 meses de 2006.