A Secretaria municipal de Educação promoveu a abertura da Semana de Alfabetização, nesta terça-feira, Dia Mundial da Alfabetização, no Memorial Getúlio Vargas, na Glória.
Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro:
A Secretaria municipal de Educação promoveu a abertura da Semana de Alfabetização, nesta terça-feira, Dia Mundial da Alfabetização, no Memorial Getúlio Vargas, na Glória. Até o dia 11 de setembro, a SME irá realizar uma série de ações com o objetivo de fomentar a discussão acerca da Alfabetização, além da apresentar o trabalho que vem sendo realizado na rede.
Na abertura da Semana de Alfabetização, uma mesa de debates foi formada com representantes da Secretaria Municipal de Educação. Entre os temas abordados estão a alfabetização na Educação Infantil, nos Anos Iniciais, na Matemática e na Educação de Jovens e Adultos, além da formação dos professores.
Os resultados do Alfabetiza Rio 2014 apresentaram melhora em leitura com o crescimento de 86,7%, em 2013, para 90,7%, em 2014
Entre as ações que a Secretaria Municipal de Educação implementou voltada para a alfabetização está o Pacto Carioca pela Alfabetização. Em julho de 2012, a SME assinou com todos os coordenadores das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e os diretores das escolas do primeiro segmento, o Pacto Carioca pela Alfabetização. Os professores da rede também foram convidados a assinar o Pacto Carioca, enquanto os pais dos alunos assinaram um pacto para deixar que os filhos não faltassem às aulas.
Com o pacto, a SME assumiu o compromisso de alfa betizar os alunos ao final do 1º ano. Além disso, o Rio de Janeiro aderiu ao pacto pela Alfabetização na Idade Certa, programa do Ministério da Educação (MEC) que prevê a alfabetização dos alunos ao final do 3º ano.
O Pacto Carioca pela Alfabetização estabelece três metas: toda criança ao final do 1º ano deve ser capaz de ler um texto adequado a sua faixa etária; ao final do 3º ano os alunos devem estar com a alfabetização consolidada; e toda a criança da Educação Infantil deverá está imersa em um ambiente letrado, começado o processo de alfabetização.
Além disso, a SME promove, anualmente desde 2010, o Alfabetiza Rio, uma avaliação externa que mede o nível de alfabetização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e em Matemática.
Os resultados do Alfabetiza Rio 2014 apresentaram melhora em leitura com o crescimento de 86,7%, em 2013, para 90,7%, em 2014. Na disciplina de Matemática o crescimento foi mais expressivo: subiu de 86% para 91,1%. Em escrita, o resultado apresentou uma pequena queda de 78,2% para 77,9%.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.