A Caminhada do Idoso, promovida neste domingo pela Secretaria de Estado de Assitência Social e Direitos Humanos em comemoração à semana do idoso, reuniu na praia de Copacabana representantes de clubes, associações, prefeituras e ONG´s que fazem parte do Programa Viver Melhor, do Governo do Estado.
O Programa Viver Melhor, em parceria com a Federação dos Clubes e Associações do Estado do Rio de Janeiro – FEAERJ, atende a 5 mil idosos em 92 municipalidades, promovendo atividades de lazer, cultura, e assistência terapêutica.
Benedita da Silva, Secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, participou de toda caminhada e destacou a preocupação do Governo do Estado em atingir um número maior de idosos atendidos pelo Viver Melhor.
- A caminhada é comemorativa à semana do idoso e ao Dia Internacional do Idoso (01/10) e nela estamos anunciando as novas ações do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que tem a preocupação de fazer com que cada vez mais idosos sejam atendidos em diferentes municípios, através de convênios e articulações com os clubes, disse.
O Secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, também esteve presente à caminhada. Ele acredita que o dia idoso deve ser muito comemorado, já que essa parcela da população contribuiu muito, ao longo da vida, com o país e a sociedade.
Durante o evento, o Secretário José Beltrame anunciou a inauguração da Delegacia do Idoso, no dia 09 de outubro próximo, na Estação Siqueira Campos do metrô, em Copacabana.
-A Delegacia do Idoso existe hoje no centro da cidade, mas em função do grande número de atendimentos registrados de moradores idosos de Copacabana, trouxemos a Delegacia para o bairro onde ela, em tese, terá mais atendimentos. Será dentro da estrutura do metrô e preparada para o atendimento específico ao idoso, explicou.
O Secretário José Beltrame também informou o início de diversos programas de atendimento à criança a ao idoso nos Batalhões da Polícia Militar de Bangu e Rocha Miranda. Esse projeto, em convênio com a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro - Suderj, tem o objetivo de, aproveitando a estrutura física dos Batalhões e a capacitação do corpo técnico da Suderj, implantar atividades voltadas para o idoso, complementando as ações da Secretaria de Assitência Social e Direitos Humanos.