Uma ecobarreira que será inaugurada neste fim de semana no Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, será parte de uma das ações que acontecerão no Rio no Dia Mundial de Limpeza (Clean Up The World), que é celebrado simultaneamente em vários países do mundo neste sábado. A campanha simboliza a união de todo o mundo em defesa de um mundo mais limpo.
Além da ecobarreira, que irá reter o lixo superficial lançado nos rios e outros corpos d´água, outras ações deverão acontecer como mutirões de limpeza dos rios, praias, canais e lagoas, iniciativa que será feita pela Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), junto com diversas organizações não-governamentais (ONGs).
De acordo com a presidente da Serla, Marilene Ramos, o material coletado nas ecobarreiras é catalogado, pesado e classificado por voluntários em fichas padronizadas para que sejam rastreados até a origem e para ser reciclado.
A idéia e unir escolas, associações de moradores e de pescadores, mergulhadores, ecologistas, voluntários, empresas e outras entidades interessadas em participar do evento, que terá como ponto base o Canal de Marapendi.