Rio de Janeiro, 30 de Dezembro de 2025

Rio: mais de 90 policiais são acusados de envolvimento com o tráfico

Mais de 90 policiais militares (PMs) são alvos da Operação Calabar, desencadeada nesta quinta-feira pela Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Rio

Quinta, 29 de Junho de 2017 às 07:00, por: CdB

A investigação teve início em 2016, depois da prisão de um homem flagrado com dinheiro oriundo de comunidades controladas pelo tráfico de São Gonçalo

Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro:

Mais de 90 policiais militares (PMs) são alvos da Operação Calabar, desencadeada nesta quinta-feira pela Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Segundo o MP, estão sendo cumpridos 96 mandados de prisão preventiva contra PMs acusados de receber dinheiro de traficantes de drogas na região de São Gonçalo.

policiais-1.jpg
Mais de 90 policiais militares (PMs) são alvos da Operação Calabar

Também foram expedidos mandados de prisão contra pelo menos mais 71 acusados de envolvimento com o tráfico de drogas, pela 2ª Vara Criminal de São Gonçalo. De acordo com as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público, e da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo. Os policiais recebiam dinheiro para não coibir o tráfico no município.

Os PMs foram denunciados por organização criminosa e corrupção passiva. Já os civis foram denunciados por tráfico de drogas e corrupção ativa.

Além dos acusados com mandados de prisão preventiva expedidos, mais cinco civis foram denunciados. Acusados de serem os intermediários das propinas. Eles eram responsáveis por recolher o dinheiro com os homens que vendiam a droga. A fim de remunerar de forma ilícita os policiais.

A investigação teve início em 2016. Depois da prisão de um homem flagrado com dinheiro oriundo de comunidades controladas pelo tráfico de São Gonçalo. Que seria entregue a PMs. Ele aceitou fazer uma delação premiada e denunciou o esquema. Todos os policiais acusados eram do Batalhão de São Gonçalo (7º BPM). Entre julho de 2014 e dezembro de 2016.

Tags:
Edições digital e impressa