A nova etapa consiste em expandir para todo o Estado a vacinação em larga escala, conforme o planejamento do Estado que, desde o início do ano
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:
Dando continuidade à imunização de toda a população Fluminense, medida preventiva anunciada desde o início do ano pela Secretaria de Saúde, foi lançada, nesta segunda-feira, a Campanha Estadual de Vacinação contra Febre Amarela, na Clínica da Família bairro Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.
A nova etapa consiste em expandir para todo o Estado a vacinação em larga escala. Conforme o planejamento do Estado que, desde o início do ano, vem adotando medidas preventivas para a proteção da população do Rio. Até o momento, quase 6 milhões de doses já foram disponibilizadas aos 92 municípios. Com prioridade para aqueles considerados mais vulnerárias. Diante da avaliação constante do cenário epidemiológico.
– Com a garantia de fornecimento de doses de vacinas pelo governo federal, faremos uma grande campanha. Com o Dia D no sábado, 8 de junho, para chamar a atenção da sociedade quanto à importância de se proteger e a melhor forma é tomar a vacina. Desde o início do ano, estamos nos antecipando e adotando uma série de medidas preventivas. Já temos boa cobertura nas áreas consideradas mais vulneráveis. Como zonas rurais e localidades próximas às matas – explicou o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.
Calendário a partir de 2018
Entre janeiro e junho, a secretaria já disponibilizou 5.926.305 doses de vacinas para os 92 municípios. Com base nos pedidos de reposição de lotes feitos pelas prefeituras à pasta. A estimativa é de que cerca 5 milhões de pessoas já tenham sido vacinadas.
Considerando que uma dose da vacina é suficiente para imunizar pelo resto da vida. Além de levar em conta que cerca de 1 milhões de habitantes do Rio já tenham sido imunizados anteriormente. A estimativa do Estado é que, entre julho e dezembro, entre 5 e 6 milhões de pessoas sejam imunizadas nos próximos meses.
A partir da solicitação do Estado, feita no início deste ano, antes mesmo de terem sido registrados casos da doença no território fluminense, a vacina contra a febre amarela passará a fazer parte do calendário de rotina no Rio.
– Como preconizado pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil passou a adotar a dose única da vacina contra a febre amarela, que garante a proteção do indivíduo por toda a vida, assim como já ocorre internacionalmente.
Portanto, quem já se vacinou, não importa há quanto tempo, não precisa se vacinar novamente. Este é o momento de intensificar as ações e reforçar a importância da vacina junto à população ainda não imunizada. A vacina contra a febre amarela é segura e apresenta alto índice de eficácia – reforçou Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde.
Dia D no sábado
O Dia D para a vacinação está marcado para o próximo sábado. Quando os postos de saúde de todos os municípios devem convocar a população para se vacinar. É essencial que as prefeituras tracem suas estratégias de divulgação da campanha para informação aos seus habitantes. A Saúde irá disponibilizar peças digitais que podem ser usadas pelas prefeituras, por meio de seus canais de comunicação – www.conexaosauderj.com.br e www.febreamarelarj.com.br
Serviço
Lançamento da Campanha Estadual de Vacinação contra Febre Amarela no Rio de Janeiro
Data: 3 de julho, segunda-feira
Local: Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello - Avenida 31 de Março, s/n - Catumbi
Horário: 15h30