Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2025

Rio inaugura segunda UPA 24 Horas em Irajá

Terça, 14 de Agosto de 2007 às 07:20, por: CdB

Dois meses e meio depois da primeira Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas – inaugurada em 30 de maio no Complexo da Maré – a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio inaugura nesta terça-feira a segunda UPA 24 Horas, em Irajá,subúrbio da capital.

A nova unidade atenderá uma região com cerca de dois milhões de moradores, no trecho entre os hospitais estaduais Getúlio Vargas, na Penha, e Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

A UPA de Irajá ocupará um terreno remanescente do Metrô, com dois mil metros quadrados de área, doado pela Secretaria de Transportes. A nova unidade – na qual foi investido cerca de R$ 1,5 milhão – terá oito consultórios, dois a mais que a da Maré: três de clínica médica, três de pediatria, um de ortopedia e um de odontologia.

A julgar pelo desempenho da primeira unidade, a UPA de Irajá deverá ter um movimento expressivo – inclusive, pela proximidade com a Estação do Metrô, a 300 metros de distância. A UPA da Maré já atende, em média, a 500 pacientes por dia, com picos de 600.

— Pela localização, esta UPA deverá receber um contingente ainda maior. É um modelo que vem dando certo e ajudando a desafogar as emergências dos hospitais — diz o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes.

Além dos consultórios, a UPA terá salas de nebulização e medicação, sutura, raio-X e gesso e laboratório, onde são realizados na hora os exames pedidos pelos médicos. A sala de observação para adultos contará com dez leitos, e a pediátrica com três leitos.

Na “sala vermelha”, haverá dois leitos para estabilizar pacientes graves até serem removidos para um hospital. Assim como a da Maré, a UPA de Irajá terá sempre uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de prontidão, para fazer essa transferência. Cerca de 200 profissionais vão trabalhar na UPA de Irajá, que funcionará em horário integral, inclusive nos fins de semana.

Tags:
Edições digital e impressa