Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2026

Rio inaugura novo serviço médico de emergência

Quinta, 19 de Fevereiro de 2004 às 10:31, por: CdB

O projeto Emergência em Casa foi lançado nesta quinta-feira no Hospital Estadual Pedro II. O programa pretende facilitar o atendimento médico da população de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, e reduzir a procura desnecessária aos hospitais de emergência. Para pedir socorro médico, basta discar para o 192. Dependendo do caso, a orientação médica poderá ser passada por telefone.

O serviço médico, que contará com uma central 24 horas que ficará encarregada de fazer a triagem dos pedidos, poderá ser acionado sempre que houver uma situação de emergência, desde os pequenos acidentes até os mais graves.

A governadora do Rio, Rosinha Matheus, e o secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, participaram da cerimônia de lançamento do projeto.

O projeto já está funcionando em regime experimental há três semanas. Neste período, prestou 330 atendimentos. Destes, 111 pacientes foram atendidos em casa e somente 26 foram encaminhados ao hospital. Segundo a secretaria de saúde, metade das pessoas que solicitaram o atendimento médico tinha mais de 60 anos.

Tags:
Edições digital e impressa