Está rodando nas ruas do Rio de Janeiro o primeiro ônibus urbano do Brasil movido a uma mistura de diesel e biodiesel. O veículo, fabricado pela Volkswagen e equipado com motor da MWM-International, foi apresentado nesta quinta-feira, em cerimônia realizada no Palácio Guanabara. Fonte de energia renovável, já que contém plantas como soja, dendê, mamona e babaçu em sua composição, o biodiesel contribui para a redução da poluição ambiental, da emissão de gases do efeito estufa e do consumo de petróleo.
O VW 17.210 EOD, pertencente à Real Auto Ônibus, é o primeiro de três veículos que vão rodar na linha 121 (Central-Copacabana), na capital. Ele é equipado com motor o Acteon 6.12 TCE, com 210 cv de potência. Todos eles usarão uma mistura de 95% de diesel comum e 5% de biodiesel e estarão nas ruas até o final de fevereiro.
Experiências
Criado em 2003, o Riobiodiesel tem dois veículos da Volkswagen. Um deles é o ônibus rodoviário VW 17.240 OT, usado pelo Governo, e o outro é o caminhão VW 8.150, cedido à Secretaria de Estado de Ação Social.
Em São Paulo, a VW tem onze caminhões que utilizam o combustível. Eles pertencem à Companhia de Bebidas Ipiranga, de Ribeirão Preto (SP), e fazem entregas no comércio da região.