Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2026

Rio de Janeiro lança programa de preservação ambiental

Terça, 19 de Fevereiro de 2008 às 06:55, por: CdB

O secretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Christino Áureo, participou da abertura do fórum “Cadeias de produtos da sociobiodiversidade: agregação de valor e consolidação de mercados sustentáveis”, na sede da Firjan, quando anunciou o projeto de remuneração ambiental do Programa Rio Rural/GEF, com recursos de US$ 6,7 milhões do fundo para desenvolvimento agro-sustentável do Banco Mundial.

A iniciativa do projeto de recompensar financeiramente os produtores que produzirem dentro dos princípios da sustentabilidade, promovendo a recuperação e a preservação do meio ambiente, é inédita no Brasil.

O Rio Rural/GEF busca promover a autogestão sustentável dos recursos naturais pelas comunidades rurais de 50 microbacias hidrográficas do Norte e Noroeste fluminense, a partir da adoção de práticas de manejo sustentável.

Atualmente, técnicos do programa, trabalham na metodologia para dimensionar o valor e as formas de mensurar a remuneração a ser paga aos pequenos agricultores pela preservação ambiental durante o processo de produção.

Tags:
Edições digital e impressa