Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2026

Rio: Câmara pode investigar resultado do Carnaval

Quarta, 18 de Abril de 2007 às 07:58, por: CdB

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro pode abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades no resultado do Carnaval carioca este ano. A vereadora Teresa Bergher está colhendo assinaturas para a abertura da CPI. O pedido deve ser entregue ainda hoje à Mesa da Câmara.

A suspeita de fraude nos desfiles das escolas de samba foi levantada delegado federal Emanuel Henrique Oliveira. Ele afirmou que o presidente de honra da Beija-Flor, Aniz Abraão David, o Anísio, teria 'comprado' a vitória da agremiação.

Anísio foi preso na última sexta-feira na Operação Furacão, com outras 24 pessoas. O grupo é acusado de envolvimento com exploração de jogos ilegais, corrupção de agentes públicos, tráfico de influência e receptação.

STF prorroga prisão de 25 suspeitos

O ministro Cezar Peluso do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, na noite desta terça-feira, o pedido da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal de prorrogação, por mais cinco dias, das prisões temporárias efetuadas na Operação Furacão. Os 25 detidos, que estão na superintendência da PF em Brasília, seriam libertados na manhã de quarta-feira.

Cinco deles ainda não foram ouvidos pela polícia, que cancelou todos os depoimentos programados para está quarta-feira. Os advogados de defesa acreditam que os depoimentos tenham sido interrompidos porque a PF já contava com a prorrogação das prisões.

A Operação Furacão, deflagrada na sexta-feira, prendeu 25 pessoas em dois Estados por suspeita de envolvimento com jogos ilegais, entre elas membros da polícia e do judiciário. A PF apreendeu também duas toneladas de material para análise, entre ele mais de R$ 15 milhões e 51 veículos.

Tags:
Edições digital e impressa