Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2026

Rio: bactéria estaria provocando surto em hospitais

Sexta, 13 de Abril de 2007 às 07:45, por: CdB

Uma bactéria rara, relacionada à limpeza dos equipamentos utilizados em cirurgias estaria provocando um surto de infecções em pelo menos 44 hospitais do Rio de Janeiro. O microorganismo, que vive no ambiente e só causa danos quanto entra no corpo humano. A infecção provoca lesões avermelhadas na pele que se transformam em feridas. Em pacientes com baixa imunidade, ela pode comprometer os órgãos e levar à morte.

No Estado do Rio de Janeiro, todas as notificações da doença ocorreram desde o fim do ano passado. No total, já foram contabilizados 401 casos. A doença também foi verificada nos Estados do Pará, com 300 casos desde 2003 (sendo 91 confirmados); e em Goiás, com mais de 200 notificações sendo 33 confirmadas.

O superintendente de Vigilância da Saúde do Rio, Victor Berbara, teria confirmado que contaminação ocorreu em 44 hospitais públicos e privados do Estado, devido à limpeza malfeita no material cirúrgico.

O tratamento, segundo os médicos é difícil e demorado, e o paciente deve tomar uma combinação de três antibióticos por seis meses. Os remédios e os exames necessários para o tratamento são fornecidos pelo Ministério da Saúde. O custo do tratamento chega a R$ 5 mil por paciente.

Uma equipe do Ministério está no Rio há um mês investigando os casos e analisando as medidas adotadas pela secretaria estadual. Segundo o Ministério, nos outros Estados, a doença está controlada.

Tags:
Edições digital e impressa