Rio de Janeiro, 31 de Dezembro de 2025

Rio assina acordo para reduzir emissões de gases

Quarta, 07 de Março de 2007 às 07:23, por: CdB

O governo do Rio de Janeiro assinou um acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. O protocolo inclui o auxílio para o desenvolvimento de estratégias institucionais, produção de indicadores e as informações necessárias para a formação de políticas públicas.
 
Estado fará um balanço das emissões da indústria, de lixões, dos transportes e da agricultura. O prazo de vigência do acordo é de 24 meses, mas pode ser prorrogado. Além disso, um programa de reflorestamento que prevê o plantio de 10 milhões de árvores deve ser implantado com o auxílio de empresas como a Petrobrás e a Vale do Rio Doce.
 
Segundo Minc, a parceria com o Pnuma vai fortalecer o Projeto de Neutralização de Carbonos do Estado do Rio de Janeiro que a Secretaria do Ambiente está lançando com o objetivo de recompor a Mata Atlântica, em parceria com o Jardim Botânico, o Instituto Ambiental da Vale do Rio Doce e o Conselho da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A partir do início da parceria serão produzidas informações e indicadores confiáveis, atualizados e integrais, que sirvam de referência para as tomadas de decisão e para a elaboração de políticas públicas voltadas à redução da contribuição das emissões de gases de efeito estufa no Rio de Janeiro.

Tags:
Edições digital e impressa