A nova estação de tratamento vai dar mais segurança para todo o sistema de abastecimento da Baixada Fluminense, reforçando o fornecimento de água
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:
Os tubos em aço adquiridos pela Cedae para o assentamento da nova adutora de água tratada começaram a chegar este mês. Serão 293 tubos com 12 metros de extensão e 2,5 metros de diâmetro, totalizando 3.516 metros de extensão.
O material será usado na construção do Novo Guandu, em Nova Iguaçu; cujo projeto está em fase de licitação e permitirá uma produção de mais 12 mil litros de água por segundo. Foram investidos cerca de R$ 29 milhões na aquisição dos novos tubos.
A nova estação de tratamento vai dar mais segurança para todo o sistema de abastecimento da Baixada Fluminense; reforçando o fornecimento de água para a população atual e já garantindo o atendimento da demanda futura; com o crescimento dos municípios da região. O Novo Guandu contará ainda com reservatório para 53 milhões de litros de água.
Obras
A estação está inserida no maior conjunto de obras de abastecimento em execução no país: o Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense; que tem investimento total de R$ 3,4 bilhões; oriundos de empréstimo da Cedae junto à Caixa Econômica, e a previsão é de que 2,2 milhões de pessoas sejam beneficiadas. A primeira fase do projeto já está com 56% das obras concluídas nos municípios de; Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu.
Iniciadas no segundo semestre de 2015 e com previsão de conclusão em até cinco anos; as obras do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense incluem assentamento de cerca de 100 km de adutora; implantação e reforma de 17 elevatórias, construção de 17 reservatórios e reforma de outros oito. Além disso, há o assentamento de 517 quilômetros de troncos de adução e de distribuição de água.