Com a derrota neste sábado para os suíços Sascha Heyer e Patrick Heuscher por 2 a 1 (18/21, 21/14 e 13/15), os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel encerraram sua participação na quarta etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia em quinto lugar. A dupla era a última esperança de pódio do Brasil na competição que será encerrada amanhã, em Zagreb, na Croácia. Com o resultado, Ricardo e Emanuel somaram mais 360 pontos e só precisarão de uma 13ª colocação no próximo torneio, em Portugal, que começará na quinta-feira, para assegurar a vaga para os Jogos Pan-Americanos, no mês que vem, no Rio de Janeiro.
Antes da etapa croata, Ricardo e Emanuel tinha uma vantagem de 200 pontos sobre Márcio e Fábio Luiz, seus únicos adversários na luta pela vaga no Pan. Márcio e Fábio, porém, terminaram em 17º lugar em Zagreb, somando 120 pontos. Agora, a diferença de Ricardo e Emanuel aumentou para 440 pontos, e eles precisam apenas vencer os dois primeiros jogos da fase classificatória, na quinta-feira, na cidade portuguesa de Espinho, para não serem mais alcançados na contagem de classificação para o Pan.
Mesmo que ganhem o primeiro jogo, em Portugal, e percam o segundo, ou vice-versa, Ricardo e Emanuel ainda terão mais uma chance de vencerem uma partida na sexta-feira, o que também dará a dupla a vaga para o Pan-Americano.
Se depender do retrospecto de Ricardo e Emanuel no Circuito Mundial, a vaga para o Pan-Americano já está assegurada. A dupla medalhista de ouro nas Olimpíadas de Atenas jamais terminou uma etapa no exterior em 13º lugar.
Este é o terceiro ano que Zagreb sedia um torneio masculino do Circuito Mundial, e será a primeira vez que o Brasil não terá um representante finalista. Em 2005, os campeões foram Márcio e Fábio Luiz, e em 2006, a vitória ficou com Ricardo e Emanuel. Suíça, Estônia, Rússia e Austrália são os países semifinalistas da etapa.