Com muita facilidade, os brasileiros Ricardo e Emanuel confirmaram o favoritismo e atropelaram os colombianos Cabrales e Naranjo por 2 a 0, parciais de 21/06 e 21/14, em 32 minutos de partida, na estréia da competição masculina de vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
Na arena montada em Copacabana, os colombianos não tiveram nenhuma chance contra os líderes do ranking mundial. Em 14 minutos, a dupla brasileira fez 21 pontos, contra apenas 6 dos adversários, e saiu na frente por 1 a 0.
O segundo set começou mais disputado e chegou a estar empatado por 3 a 3. Mas a superioridade téncnica dos atuais campeões olimpícos não vacilou e, em mais 18 minutos jogados, a dupla fechou a partida com 21/14, para dar o primeiro passo na busca pela medalha de ouro.
Depois do jogo, os atletas brasileiros mostraram tranqüilidade e não se empolgam com a vitória fácil na estréia. — Com placar elástico ou apertado o objetivo é vencer o Pan. Precisamos fazer sempre o melhor, estar concentrados, independente da dupla aversária — disse Emanuel.
Ricardo afirmou que não encontrava jogo tão fácil há algum tempo. — No Circuito Mundial a gente não pega muito (jogo fácil) e nem no Brasil. Mas no segundo set eles começaram a jogar um pouquinho —.
Ricardo e Emanuel jogam novamente na quarta-feira, contra a dupla da Argentina, e na quinta-feira, contra os porto-riquenhos. As duas primeiras duplas de cada grupo passam para as quartas-de-final