Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2026

RF fecha fábrica de cigarros no RJ

Quarta, 02 de Maio de 2007 às 16:40, por: CdB

Uma fábrica de cigarros foi interditada nesta quarta-feira, em Duque de Caxias, na baixada Fluminense. A fábrica American Virginia estava funcionando com base em uma liminar concedida pelo ex-vice-presidente do Tribunal Federal da 2ª Região, desembargador Carreira Alvim, investigado pela Operação Furacão.

De acordo com o supervisor da Receita Federal que coordenou a operação, Marco Aurélio Canal, a fábrica já foi fechada quatro vezes por não ter registro especial fornecido pela Receita. Para ter o registro, a fábrica precisaria estar em dia com débitos fiscais. Fiscais da Receita com apoio de policiais federais apreenderam também produtos usados nas embalagens e selos de controle.
 
A empresa American Virginia divulgou nota em que protesta contra o fechamento de suas fábricas argumentando que não sonega impostos e que tem apenas uma pendência tributária, relativa ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pré-fixado em reais. A companhia explica que recorre na Justiça contra essa cobrança. O IPI pré-fixado taxa o maço de cigarro em um valor fixo, independentemente do preço final do pacote.

A empresa também informa que não tem qualquer relação "com os problemas ocorridos no TRF da 2ª Região do Rio de Janeiro", e se defende dizendo que "a decisão que até então mantinha as fábricas em funcionamento foi confirmada pela 1ª Turma do STJ, Superior Tribunal de Justiça, em Brasília".
 

Tags:
Edições digital e impressa