A pouco mais de duas semanas para o término do prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física deste ano, a Receita Federal ainda espera o envio de 14,35 milhões de documentos pelos contribuintes. O período de entrega começou em 1º de março e termina dia 30 deste mês.
Dados divulgados nesta sexta-feira pelo supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, mostram que, até o momento, 9,15 milhões fizeram a declaração. O volume é 6% superior ao registrado em igual período do ano passado.
O supervisor alerta os contribuintes para que não deixem para declarar na última hora.
- A cultura do brasileiro é deixar para cumprir suas obrigações no limite do prazo. E isso tem acontecido sempre com a declaração do Imposto de Renda -, comenta Adir.
Em 2006, quase metade dos 22 milhões de contribuintes que fizeram a declaração deixou para transmiti-la nos últimos dias. Para este ano, é esperado o envio de 23 milhões de documentos.
- Houve uma média de 1,5 milhão de declarações por dia na última semana -, lembra Adir.
Adir esclarece que, apesar de o sistema da Receita ter capacidade para receber até 3 milhões de documentos por dia, aqueles que deixarem para declarar mais adiante podem enfrentar problemas para transmitir a declaração.
Além da internet, o contribuinte pode entregar a declaração em disquete, nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica, e formulário, nos Correios. Deve declarar quem teve em 2006 rendimentos tributáveis superiores a R$ 14.992,32.
RF diz que 14 mil contribuintes ainda não enviaram as declarações
Sexta, 13 de Abril de 2007 às 15:55, por: CdB