Rio de Janeiro, 19 de Fevereiro de 2026

Reunião do Conselho de Ética é adiada

Quarta, 26 de Setembro de 2007 às 15:37, por: CdB

A reunião do Conselho de Ética do Senado para analisar a segunda representação contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), inicialmente marcada para às 17h, foi remarcada para 21h.

O anúncio foi feito pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PT-RR) nesta quarta-feira. Antes da decisão, a oposição fez pressão em plenário, acusando aliados de Renan de fazer uma manobra para protelar a decisão sobre a segunda acusação contra ele. Nesta representação, o senador é acusado de tráfico de influência para facilitar a instalação da cervejaria Schincariol em Alagoas.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), dissera não acreditar que a sessão do Conselho de Ética ocorreria ainda nesta quarta-feira. Ele alegou que há matérias "nobilíssimas" para serem votadas em plenário. E que não haveria tempo para manter a reunião que vai analisar a segunda acusação contra Renan.

— Me parece uma brincadeira de mau gosto de pessoas que não têm mais idade para brincar. Se eu quiser brincar, pego meus filhos pequenos e vou para a Disney —, afirmou.

Antes da definição, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PT-RR), argumentou que o acordo entre governo e oposição para desobstruir a pauta de votações do plenário está mantido. E afastou a hipótese de manobra.

— O fundamental é a votação em plenário. Não dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Se houver tempo, faremos a reunião. Do contrário, marca-se outra data. Não há nenhuma agonia, nenhuma angústia —, declarou.

Pelo acordo, costurado por Jucá na terça-feira, a oposição concordou em votar cinco medidas provisórias que estão trancando a pauta do plenário. Em troca, exigiu que o plenário analise o projeto de resolução que termina com as sessões secretas na votação de processos de cassação de mandato. E que a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com o voto secreto no Congresso seja votada. Só depois disso, a sessão do Conselho de Ética deverá ter início.

Tags:
Edições digital e impressa