O ministro da Fazenda, Guido Mantega, encerrou sua viagem aos Estados Unidos com uma visita à agência de avaliação de risco Standard & Poor's, em Nova York, nesta terça-feira. Embora não tenha conseguido extrair nenhum compromisso de elevação da nota dada ao investimento no Brasil, Mantega disse que o encontro foi positivo.
- Trocamos idéias e eles ouviram os nossos argumentos. Falei muito da questão fiscal e das perspectivas que temos para aprovar a reforma tributária e a lei que limita o aumento dos gastos com funcionários públicos -, afirmou.
Para o ministro, a obtenção do grau de investimento, que reduz as desconfianças externas em relação ao país, facilitaria a redução das taxas de juros e promoveria o crescimento dos investimentos privados.
Segundo ele, o Brasil está preparado para enfrentar turbulências econômicas internacionais porque seu mercado interno está em crescimento.
- Procurei mostrar que o Brasil tem condições de ter um desempenho econômico muito melhor. Pelo menos no quesito crescimento, o Brasil já tem condições de caminhar para a nota de investimento -, explica.
'Reunião com agência de risco foi positiva', diz Mantega
Terça, 17 de Abril de 2007 às 16:13, por: CdB