As reservas mundiais comprovadas de petróleo chegaram a 1,33 trilhão de barris no final de 2009, o suficiente para produção durante 45,7 anos, segundo levantamento feito pela British Petroleum (BP). O montante registrado representa um crescimento de 0,05% em relação a 2008.
Os dados revelam também que, atualmente, as reservas de gás são suficientes para 62,8 anos e as de carvão para 119 anos.
Já no consumo mundial de energia, houve uma retração de 1,1% também em 2009. O relatório ressalta, no entanto, que o evento causado pela recessão não acontecia desde 1982.
A energia consumida pelos países industrializados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) caiu 5%, o que representou uma queda maior do que a registrada no PIB dos membros da Organização em 2009, segundo análise do principal economista do grupo, Christoph Ruehl. Já o consumo de energia fora da OCDE, liderado pela China, aumentou 2,7%, mais que o PIB destes países.