Rio de Janeiro, 22 de Fevereiro de 2026

Renan: senadores podem obstruir votações se representações não forem concluídas

Terça, 09 de Outubro de 2007 às 18:41, por: CdB

A bancada do PSDB e do DEM no Senado, além de sete parlamentares de outros quatro partidos, fizeram uma reunião e prometeram obstruir totalmente as votações a partir do dia 2 de novembro caso as representações contra o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) não sejam concluídas no Conselho de Ética. O grupo estabeleceu a data com base no prazo regimental para a votação, segundo informações do líder do DEM, Agripino Maia (RN).

Além de tucanos e integrantes do DEM, estavam presentes na reunião os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Eduardo Suplicy (PT-SP), Jefferson Peres (PDT-AM), Cristóvam Buarque (PDT-DF), Renato Casagrande (PSB-ES), Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Segundo Agripino Maia, a idéia inicial era obstruir os trabalhos a partir de agora, mas o grupo decidiu por dar um prazo máximo para a conclusão das investigações.

Após a reunião, Mercadante disse que não falava ali pela bancada do partido, mas que iria “levar o assunto à bancada”. Antes da sessão plenário, o líder do PSB, Renato Casagrande (ES), disse que os governistas iriam refletir sobre a possibilidade de entrar em obstrução total dos trabalhos, caso as representações contra Renan que estão no Conselho de Ética não sejam votadas até 2 de novembro.

— Há uma disposição de todos em tomar medidas mais duras. Não funcionaria nada, nem as votações em plenário nem os trabalhos das comissões. Renan Calheiros na Presidência do Senado significa, hoje, continuar a crise —, disse.

Tags:
Edições digital e impressa