Rio de Janeiro, 11 de Fevereiro de 2026

Renan nega sociedade com João Lyra em novo discurso

Terça, 14 de Agosto de 2007 às 15:13, por: CdB

Em novo discurso no Senado o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), negou, nesta terça-feira, ter possuído rádios em Alagoas, seja “formal ou informalmente”. Renan também afirmou que as novas acusações se devem a uma campanha produzida por seus “poucos adversários na política”.

O usineiro João Lyra reafirmou nesta segunda-feira, em entrevista ao Jornal Nacional, que manteve uma sociedade secreta com o presidente do Senado para comprar uma rádio e um jornal em nome de “laranjas” (terceiros). Lyra já tinha falado à revista Veja sobre os supostos negócios que fez com Renan.

— Isso é promovido pela revista Veja e pelos meus poucos adversários na política alagoana. Tenho os nomes. Acusado de vários homicídios, crimes de mando e responde a vários processos por sonegação fiscal. Interesses mesquinhos, paróquias, levados para o lado pessoal que giram a manivela respulsiva da acusação fácil. Uma disputa irracional que essa gente quer trazer para o Senado falsos ares de escândalo nacional —, disse sem citar nome de João Lyra.

Sobre a possibilidade de deixar o cargo, o presidente do Senado reafirmou que isso não acontecerá.

— Confio na isenção dos senadores e senadoras. Não reviverei o processo de Sócrates, condenado a beber cicuta por um tribunal político. Esta é uma campanha posta em prática por meus adversários regionais, cúmplices de uma revista que desonra o jornalismo brasileiro —, afirmou.

O presidente do Senado disse mais uma vez que é vítima de “fuxicos irresponsáveis que contaminam relações pessoais e políticas” e culpou setores da imprensa pelo que chamou de “notas jornalísticas maldosas”.

— Essas acusações, órfãs de seriedade, originaram representações. São subsistentes, inconsistentes e inverídicas. Serão tratadas na hora certa com toda serenidade. É no conselho de ética que tenho me defendido de todas as infâmias —, disse.
 

Tags:
Edições digital e impressa