Presidente do Senado, Renan Calheiros recebeu, nesta quarta-feira, para uma conversa de meia hora, o presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular da China, Wu Bangguo. Durante o encontro, Renan disse que Wu Bangguo chega ao Brasil no momento em que se realiza uma campanha política muito esquentada e em que ele, Renan, está constitucionalmente "agindo no papel de bombeiro".
- Estamos a pouco mais de trinta dias das eleições gerais e o momento que o senhor encontra aqui é quente - observou Renan.
Wu Bangguo disse que, apesar de chegar ao Brasil num "período carregado", tem a expectativa de que o brasileiro saberá escolher seus governantes. E destacou que a eleição é mais um momento da democracia do país. Após ter sido recebido em audiência no gabinete de Renan, Wu Bangguo foi levado pelos presidentes do Senado e da Câmara para visitar os Plenários das duas Casas do Congresso.
Entre os assuntos do diálogo, a defesa dos interesses dos países em desenvolvimento e o respeito às diferenças culturais foram pontos abordados na audiência da qual participaram a comitiva chinesa, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, e alguns senadores.
Bangguo é a segunda autoridade mais importante da República Popular da China e integra o Comitê Permanente do Birô Político (Politiburo) do Partido Comunista Chinês, que dirige o país.
A visita ocorre cinco meses depois de o vice-presidente da República, José Alencar, ter visitado a China. O diálogo entre Wu Bangguo e Renan Calheiros acontece no momento em que crescem as relações bilaterais entre Brasil e China na cooperação técnica, científica e tecnológica, com destaque para o Programa China-Brazil Earth Resources Satellite (CBERS), referente ao desenvolvimento conjunto de satélites de sensoriamento remoto. Às 16h, Wu Bangguo tem audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.