O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira que não teme a ameaça de alguns deputados de constrangê-lo caso ele presida a sessão do Congresso (Câmara e Senado) de votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
— Você me acha com cara de temer ameaça? —, disse à jornalistas sobre o assunto.
Parlamentares da oposição ameaçam atrapalhar a votação, que pode começar nesta semana. Renan sofre processo no Conselho de Ética do Senado após ter sido acusado de ter as contas pessoais pagas por um lobista.
Deputados de PSDB, Democratas, PSOL, PPS pedem que ele desista de presidir a sessão da LDO. E dizem que Renan sofrerá represálias em plenário se insistir em comparecer à votação. A LDO precisa ser votada antes do recesso parlamentar, que começa a partir do dia 18 de julho. Trata-se de uma das votações mais importantes para o governo.
Abaixo de Renan na Mesa dessa votação está o deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), primeiro-vice da Câmara e também da sessão do Congresso. A oposição defende que Rodrigues presida essa sessão.
Renan vem resistindo e dizendo a aliados que enfrentará os deputados.
Rio de Janeiro, 04 de Fevereiro de 2026
Edições digital e impressa