Após a decisão do plenário do Senado que o absolveu do processo de cassação, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), deixou a Casa em meio ao tumulto formado por jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas. Protegido por seguranças da Casa, o senador se dirigiu ao carro oficial que o aguardava na entrada do Congresso. Algumas pessoas vaiaram Renan durante sua saída.
Durante o trajeto até o carro, Renan apenas dizia “não vou falar”. Após entrar sozinho no carro, na companhia apenas do motorista, o veículo deixou o local em alta velocidade. O resultado da sessão no plenário teve 40 votos pela absolvição, 35 votos a favor da cassação e seis abstenções. Para aprovar a cassação ou a absolvição eram necessários a maioria simples dos 81 senadores, ou seja, 41. Com isso, Renan fica livre do primeiro dos quatro processos.
No próximo dia 18 de setembro, haverá novo interrogatório de Rubens Arruda, Rodrigo Bassalo, Júlio Junqueira, Leonardo Andrade e Felipe Macedo Nery Neto na 38ª Vara Criminal.
Neste primeiro processo, Renan era acusado de ter utilizado recursos da construtora Mendes Júnior para pagar despesas pessoais, como aluguel e pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.
Renan Calheiros deixa o plenário do Senado sem comentar absolvição
Quarta, 12 de Setembro de 2007 às 15:53, por: CdB