O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu adiar para a próxima terça-feira a reunião da Mesa Diretora que decidiria sobre os pedidos de documentos e novas perícias da Polícia Federal do seu próprio processo por quebra de decoro parlamentar, aberto no Conselho de Ética. A reunião estava marcada para esta quinta-feira, após reunião da comissão de relatores, por um compromisso do senador Magno Malta (PR-ES), que presidia a sessão plenária do Congresso Nacional na quarta-feira.
A decisão foi anunciada pelo primeiro vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC) e causou novo tumulto com os senadores, que tinham interrompido uma sessão do Congresso Nacional ontem para deliberar sobre o assunto. O presidente do PSDB, senador Tarso Jereissanti (CE), anunciou que vai se reunir com vários partidos da oposição para montar uma estratégia de obstrução dos trabalhos.
— Nos sentimos impedidos de continuar qualquer atividade legislativa, enquanto ele presidir o Senado Federal —, disse.
O tucano ameaçou paralisar todas as atividades legislativas, ou seja, trabalho de comissões temáticas e votações em plenário. O senador José Agripino Maia (PFL-RN) também criticou a decisão, “diante de tudo que foi dito ontem”.
— Tomamos um compromisso com o país. Neste momento passa uma impressão que estão preparando uma gincana política. O presidente do Senado está aqui e será que ele compreende que sua atitude desautoriza os membros da Mesa da Diretora? —, questionou citando a decisão do plenário ontem.
Agripino disse que gostaria de ver o presidente do Senado pessoalmente as explicações necessárias sobre a decisão. Pouco tempo depois, Renan enviou uma nota pelo primeiro vice-presidente, Tião Viana, justificando que o adiamento foi necessário para dar tempo de notificar os “advogados das partes interessadas”, no caso o do P-Sol, que apresentou a representação, e o da defesa de Renan. Segundo o presidente do Senado, se a reunião da Mesa Diretora fosse hoje, não haveria tempo hábil para a notificação.
Renan adia reunião de Mesa Diretora e causa novo tumulto no Senado
Quinta, 12 de Julho de 2007 às 14:23, por: CdB