Um aguardado relatório do inspetor-geral da CIA sobre a atuação da agência antes dos ataques de 11 de setembro de 2001 inclui críticas a mais de uma dúzia de ex e atuais autoridades da organização, afirmou a edição desta sexta-feira do jornal New York Times.
O documento altamente confidencial tem o tom mais grave quando fala do ex-diretor da CIA George Tenet, que é censurado por não ter conseguido desenvolver e conduzir um plano estratégico para acabar com a rede Al Qaeda nos anos anteriores a 2001, mesmo depois de ele ter escrito em nota de 1998 para agências de inteligência que "estamos em guerra" contra ela, disse o jornal.
Esse relatório, pedido pelo Congresso três anos atrás, foi entregue ao Senado e a comitês de inteligência da Câmara pelo atual diretor da CIA, Porter Goss. Tenet deixou o cargo em julho de 2004, após sete anos como diretor de inteligência.