Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2026

Relatório aponta caos em presídio federal, diz jornal

Segunda, 16 de Abril de 2007 às 09:09, por: CdB

Um relatório interno do serviço de inteligência da Polícia Federal aponta para um quadro problemático dentro da penitenciária federal de Catanduvas (PR), inaugurada em junho de 2006 com estardalhaço pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. Os problemas seriam resultado de uma queda-de-braço entre agentes penitenciários e a direção do presídio. As informações são da Folha de S.Paulo.

O documento mostra agentes com antecedentes criminais e desvios de conduta, falhas graves de segurança e influência de presos (como o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, o primeiro a ocupar a cadeia).

A disputa interna teria iniciado pelo fato de o Ministério da Justiça vincular os agentes ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e subordiná-los a homens da Polícia Federal, que ocupam os dois principais cargos de chefia da cadeia. Os agentes teriam se insubordinado às ordens do delegado aposentado da PF Ronaldo Urbano, que dirige a unidade.

Beira-Mar

Segundo a Folha, a crise interna estaria fortalecendo os presos, a maioria de facções criminosas. Beira-Mar, por exemplo, já teria assumido a condição de chefe dos demais detentos.

O traficante carioca estaria ajudando os presos mais pobres com a contratação de advogados e já teria alugado dois apartamentos em Catanduvas 'para que sirvam de albergue para familiares de presos', diz o jornal, citando o documento.

Tags:
Edições digital e impressa