Rio de Janeiro, 12 de Fevereiro de 2026

Relatora pede encaminhamento imediato de perícia sobre Renan

Terça, 21 de Agosto de 2007 às 16:07, por: CdB

A relatora da comissão especial do Conselho de Ética do Senado, Marisa Serrano (PSDB-MS), pediu o encaminhamento imediato da perícia sobre os documentos de Renan Calheiros para começar correr prazo de defesa. A senadora fez a sugestão ao presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que deve receber nesta terça-feira a perícia da Polícia Federal.

A previsão de Marisa Serrano, uma das três relatoras do processo, é que o encaminhamento imediato ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), permite que se comece a contar o prazo de cinco dias para tomar conhecimento dos argumentos e apresentar defesa se necessário. Isso porque um perito indicado por Renan também acompanhou o processo de perícia policial.

— Finalizado esse prazo de cinco dias, o presidente Renan Calheiros poderia apresentar sua defesa na segunda-feira na comissão do Conselho de Ética. Se ele optar em ser ouvido pelo plenário do Conselho de Ética, aí cabe ao presidente convocar uma sessão —, explicou.

Cumprido esse prazo, no final da próxima semana, segundo Serrano, os relatores da comissão já poderiam apresentar o parecer final. A previsão é que na primeira semana de setembro poderia votar no plenário do conselho.

Em entrevista à imprensa, a senadora ainda suscitou algumas dúvidas sobre os documentos apresentados pelo presidente do Senado para justificar a origem dos fundos para o pagamento de contas pessoais – o que é investigado pelo Conselho de Ética num processo por quebra de decoro. Segundo ela, as empresas Mafrial e Mafripes que teriam comprado, segundo Renan, parte do seu rebanho, alegou ao conselho que não adquire gado, mas somente os abate.

— Isso tudo tem que ser analisado. Só depois poderemos fazer um relatório sabendo se ocorreu quebra de decoro ou não. É juntando indícios ou provas que poderemos fazer um relatório conclusivo —, argumentou.

Tags:
Edições digital e impressa