O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, deputado federal Marco Maia (PT-RS), avalia que o delegado da Polícia Federal do Mato Grosso Renato Sayão Dias deve ser o primeiro a ser ouvido na comissão. O delegado foi co-responsável pelo inquérito sobre o acidente com o Boieng da Gol, que emsetembro do ano passado vitimou 154 passageiros.
- Ele vai trazer muitas informações preliminares sobre esse inquérito -, disse, acrescentando que os deputados devem votar nesta quarta-feira o requerimento sobre esse assunto.
O deputado avalia que começar os trabalhos da CPI a partir do acidente aéreo é um "bom início".
- Talvez dali nós possamos avançar para outras investigações que se façam necessárias para entender todo o processo de crise vivenciada no sistema de tráfego aéreo do país -, disse.
Segundo ele, a idéia é que a partir do roteiro apresentado nesta terça, os deputados possam incorporar idéias e buscar linhas de apuração diferentes das dos órgãos que investigaram o acidente.
- Na medida do possível, vamos trabalhar na condução dos trabalhos da CPI ouvindo, debatendo, discutindo e refletindo sobre o teor e o tamanho das investigações que nós iremos produzir -, afirmou.
Maia afirmou que vários requerimentos propostos pelos parlamentares já foram incorporados ao roteiro.
De acordo com o relator, a proposta do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de visitar os Centros de Controle Aéreo (Cindactas) também deve ser incorporada.
- Acho que a CPI precisa fazer essa visita para conhecer, conversar com os controladores e poder ter um contato mais direto com o sistema como um todo para poder refletir -, disse.
Maia disse ainda que os próprios controladores de vôo também devem ser ouvidos na CPI. A proposta sobre o tema deve ser encaminhada nesta quarta.
- O que nós precisamos saber é qual o controlador ou os controladores que iremos ouvir, porque são dezenas que trabalhavam no momento do acidente, que trabalharam depois e durante a crise -, explicou.
A CPI, que volta a se reunir nesta quarta-feira às 14 horas, tem 120 dias para concluir seus trabalhos.
Relator sugere que delegado da PF seja ouvido pela CPI do Apagão
Terça, 08 de Maio de 2007 às 16:21, por: CdB