Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 2026

Relator para nova representação contra Renan será nomeado amanhã

Quarta, 08 de Agosto de 2007 às 16:15, por: CdB

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), nomeará na qiunta-feira o relator que conduzirá as investigações relativas à segunda representação contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O P-SOL pediu ao Conselho que apure as denúncias de uma suposta ingerência de Renan Calheiros junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e à Receita Federal, em favor da cervejaria Schincariol.

Para Quintanilha, delegar esse trabalho à comissão que já investiga a denúncia de pagamento de contas pessoais do presidente do Senado por terceiros atrasaria a apuração da nova representação. Por isso, explicou, não pretende nomear outra comissão.
 
— Apesar de gostar dessa experiência, vou nomear um relator devido ao número restrito de parlamentares no Conselho —, garantiu.

Um dos relatores da comissão que já investiga as denúncias de que o presidente do Senado teria as contas pagas por terceiros, Renato Casagrande (PSB-ES) disse que esse trabalho não será afetado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na terça-feira autorizou a quebra de sigilos bancário e fiscal de Renan Calheiros, para que o Ministério Público investigue essas denúncias.

Segundo Casagrande, o objetivo a partir de agora é estabelecer uma parceria com a Procuradoria Geral da República.
 
— São dois trabalhos independentes. O trabalho da Procuradoria com o STF é um trabalho criminal que está sendo realizado com todos os poderes, com capacidade até maior de investigação. O nosso trabalho é de investigação e de sanção política, caso tenha alguma responsabilidade —, explicou o parlamentar.

Tags:
Edições digital e impressa