O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo no Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), afirmou nesta terça-feira que a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu enganou a desembargadora do Tribunal Regional Federal de São Paulo Cecília Marcondes, quando apresentou a ela uma norma que não estava em vigor (sobre as condições de pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo).
Em depoimento na CPI, posteriormente, Denise Abreu afirmou que o documento era apenas "um estudo" e não tinha validade. Segundo o senador, Denise mentiu, ou para a desembargadora, ou para a CPI.
— Mentira há. Se houve lá, foi com a intenção deliberada de fazer operar um aeroporto que, naquelas condições, não era considerado pelo juiz de 1º grau como seguro. Então, ela [desembargadora] derrubou decisão do juiz [fechamento da pista principal do aeroporto], e derrubou a decisão com base num documento que agora a Anac diz que não existiu —, disse Demóstenes Torres.
— Ficou evidente que a Anac fraudou, em algum momento, ou a CPI, ou a própria juíza, e utilizou esse expediente [o documento que não tinha validade] para obter vantagem —, acrescentou.
Questionado sobre a segurança do Aeroporto de Congonhas, o senador respondeu que, enquanto não houver um relatório atestando as condições da pista, não se pode afirmar coisa alguma.
— Enquanto não tivermos um laudo, não podemos assegurar que Congonhas seja um aeroporto seguro para pousos e decolagens —, disse.
Em depoimento prestado hoje na CPI, a desembargadora Cecília Marcondes afirmou que a ex-diretora da Anac apresentou o documento como se tivesse validade. Com base no documento é que a desembargadora autorizou a abertura da pista principal do Aeroporto de Congonhas em 15 de fevereiro deste ano. A pista havia sido fechada por decisão judicial de primeira instância. A decisão também restringiu o pouso de três tipos de aeronave: Fokker 100, Boeing 737-700 e Boeing 737-800.
Relator diz que ex-diretora da Anac mentiu para a CPI ou para a Justiça
Terça, 28 de Agosto de 2007 às 17:09, por: CdB