Rio de Janeiro, 14 de Agosto de 2026

Relator defende solução rápida para questão do ICMS na reforma tributária

Sexta, 15 de Agosto de 2003 às 11:59, por: CdB

O relator da reforma tributária, deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), defendeu nesta sexta-feira, na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), urgência na resolução do problema do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na reforma.

— É preciso aproveitar a crise econômica e o aperto em que estão o país e os estados, porque senão, os últimos dois anos serão apenas uma leve pré-estréia do que poderá surgir — acredita o deputado.

Virgílio Guimarães considera urgente "fazer algo sobre o mais injusto tributo brasileiro, que é o ICMS". Para ele, a recuperação do ICMS é fundamental, pois disso depende a solução de problemas como a geração de créditos incobráveis e a cumulatividade.

O deputado está seguro de que, com a solução do tributo, se dará um "passo gigantesco na recuperação, de maneira saudável, das finanças dos estados e municípios".

Tags:
Edições digital e impressa