A reunião anual dos reitores das universidades federais com o presidente Lula, no próximo dia 28, tem o objetivo de aprofundar a agenda da autonomia universitária.
Os reitores se reuniram nesta segunda-feira, em Brasília, para discutir assuntos a serem levados ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Todo ano, o presidente recebe o colegiado de reitores para um encontro de troca de informações, experiências e propostas.
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a reunião dos reitores com o presidente tem o objetivo de aprofundar a agenda da autonomia universitária.
No encontro preparatório desta segunda-feira, realizado na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foram definidas algumas questões a serem debatidas junto à presidência.
Um dos exemplos é a proposta do banco de técnicos administrativos – reposição do quadro de pessoal das instituições sem necessidade de autorização do Ministério do Planejamento, como já ocorre com os docentes.
Outro assunto que poderá ser discutido na reunião com o presidente Lula é o financiamento dos hospitais universitários.
O MEC vai encaminhar à presidência um diagnóstico da situação dos hospitais, a fim de reestruturá-los, como foi feito com as universidades por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
A intenção é, inclusive, repactuar a sustentabilidade dos hospitais universitários junto ao Ministério da Saúde.
O problema de financiamento dos hospitais universitários será uma das demandas que os reitores das universidades federais levarão ao presidente.
– O problema do financiamento dos hospitais universitários é antigo. A questão orçamentária dos hospitais universitários precisa ser reestruturada da mesma forma que fizemos com as universidades. Nós queremos repactuar com o Ministério da Saúde a sustentabilidade dos hospitais –, disse o ministro.