Forças policiais de todo o país abriram inquéritos depois que o ex-jogador Andy Woodward revelou ter sido abusado pelo técnico de um time juvenil
Por Redação, com Reuters - de Londres:
Policiais do Reino Unido que investigam alegações de abuso sexual infantil generalizado em times de futebol do país desde os anos 1970 disseram nesta sexta-feira que identificaram 83 suspeitos em potencial e possíveis laços com 98 clubes, inclusive alguns da primeira divisão do Campeonato Inglês.
Forças policiais de todo o país abriram inquéritos depois que o ex-jogador Andy Woodward revelou ter sido abusado pelo técnico de um time juvenil. Levando outros ex-profissionais a denunciarem outras alegações.
O Conselho Nacional de Chefes de Polícia (NPCC, na sigla em inglês) disse que 639 relatos foram encaminhados a policiais. Por meio de um número de telefone criado pela instituição de caridade Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra as Crianças. Envolvendo cerca de 350 possíveis vítimas.
– As alegações recebidas pelas forças policiais de todo o país estão sendo tratadas com rapidez – disse o chefe de polícia Simon Bailey. Encarregado de proteção infantil do NPCC.
– Também estamos trabalhando de perto com a Associação de Futebol. Para fazer com que toda a informação relevante que eles tenham seja compartilhada para dar subsídio às investigações em andamento.
Relatos
Os relatos angustiantes de abusos sofridos por ex-jogadores. Alguns dos quais romperam em lágrimas em entrevistas à televisão, chocaram o Reino Unido. Eles despertaram questionamentos sobre a escala do problema. Quanto os clubes e dirigentes de futebol sabiam, e se tentaram ou não acobertá-lo.
A Associação de Futebol da Inglaterra iniciou uma análise interna do que admitiu que pode ser uma das maiores crises do esporte. Prometeu publicar tudo que descobrir.
O NPCC disse que nem todos os 98 clubes cujos nomes foram mencionados à polícia estão sob investigação. "A cifra abarca todas as divisões do futebol, da primeira divisão a times amadores". Informou a entidade em um comunicado. Acrescentando que 98 % das vítimas são homens que tinham entre 7 e 20 anos à época dos abusos.
As revelações dos abusos no futebol são as mais recentes de uma série de escândalos de pedofilia a abalarem o país em anos recentes. As vítimas disseram que a extensão dos abusos provavelmente é maior do que no caso do apresentador de televisão Jimmy Savile, da rede BBC. Ele abusou de centenas de jovens ao longo de seis décadas até sua morte em 2011.