As operações de pouso e decolagem deverão se normalizar na tarde desta segunda-feira no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A previsão é da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Pelo terceiro dia consecutivo, o terminal teve de ser fechado, com a interrupção da pista das 5h25 às 7h40, por causa do nevoeiro. Até o final da manhã, 63 vôos tinham sido afetados com o fechamento da pista.
Segundo a Infraero, como reflexo dessas mais de duas horas sem operações, foi preciso retardar a partida de 14 aviões que seguiriam para o exterior e de 12 iriam para cidades brasileiras. Outros 15 vôos domésticos não puderam chegar. Passageiros procedentes de Londres, Paris e Miami e ocupantes mais oito aviões que vinham de fora tiveram de desembarcar em destinos diferentes do programado. Seis vôos foram desviados para Viracopos, em Campinas (SP), e cinco para o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.
Quando há neblina ou falta de visibilidade, o terminal só funciona com a ajuda de instrumentos sinalizadores, mas há dias o sistema sofreu pane. No domingo, o ministro da Defesa, Waldir Pires, determinou uma rigorosa apuração do caso por parte da Infraero. Nesta segunda, o presidente da estatal, brigadeiro José Carlos Pereira, deve entregar um relatório ao ministro.
Regularização dos vôos em Cumbica deve ocorrer até esta tarde, diz Infraero
Segunda, 26 de Março de 2007 às 13:21, por: CdB