Pelo menos 12 mil pessoas perderam tudo o que tinham em razão das chuvas que nos últimos dias castigaram a região noroeste do Estado e não terão onde passar o Natal, enquanto outras 54 mil desalojados temporariamente, segundo informou a Defesa Civil do Estado.
A situação continua muito grave em Cardoso Moreira, município a 300 quilômetros do Rio de Janeiro e onde o estágio é de calamidade - não há energia elétrica, o abastecimento de água é precário e o acesso à região é difícil.
De acordo com a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), o nível Rio Muriaé, responsável pela cheia em Cardoso Moreira, está diminuindo, mas ainda está alto. Segundo o superintendente, Luiz Firmino Pereira, assim que a situação melhorar, máquinas começarão a remover o barro.
– A água ainda está em nível elevado. Assim que terminar de descer, a gente entra – afirmou.
– A fase ainda é da Defesa Civil, de atendimento emergencial – a Serla pega no segundo momento, para limpar e desobstruir pontos de drenagem – completou.
Um equipamento com braço extensível de 17 metros será utilizado em um trecho do Valão Cehab, em Itaperuna, face ao difícil acesso das máquinas usuais ao segmento comprometido, onde formou-se uma ilha de assoreamento.
Para o município de Santo Antônio de Pádua, bastante afetado pelas chuvas, estão previstas ações no Córrego Lambari, Valão Cidade Nova e no Ribeirão do Bonito. No Ribeirão das Areias, em Itaocara, foram identificados dois trechos mais críticos, onde as águas estão sendo represadas, e várias áreas de assoreamento.
Nos municípios de Porciúncula, Miracema, e São José de Ubá, os efeitos das chuvas não foram tão intensos, em razão de intervenções que já vinham sendo desenvolvidas pela Serla nos tributários dos rios de grande porte.
Região Noroeste do Rio já tem 12 mil desabrigados
Pelo menos 12 mil pessoas perderam tudo o que tinham em razão das chuvas que nos últimos dias castigaram a região noroeste do Estado e não terão onde passar o Natal, enquanto outras 54 mil desalojados temporariamente, segundo informou a Defesa Civil do Estado.(Leia Mais)
Quarta, 24 de Dezembro de 2008 às 07:24, por: CdB