Rio de Janeiro, 10 de Outubro de 2026

Região noroeste do Rio ainda enfrenta sérios problemas

Com o município de Cardoso Moreira ainda em estado de calamidade pública - 10 mil de seus 12 mil habitantes continuam fora de suas casas - e com Santo Antônio de Pádua em situação calamitosa, o Presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), Luiz Firmino Pereira, retorna nesta terça-feira pela manhã à região do Noroeste Fluminense.(Leia Mais)

Terça, 23 de Dezembro de 2008 às 10:06, por: CdB

Com o município de Cardoso Moreira ainda em estado de calamidade pública - 10 mil de seus 12 mil habitantes continuam fora de suas casas - e com Santo Antônio de Pádua em situação calamitosa, o Presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), Luiz Firmino Pereira, retorna nesta terça-feira pela manhã à região do Noroeste Fluminense.

Por determinação do governador Sérgio Cabral, ele acompanha de perto os problemas dos municípios afetados pelas cheias desde o fim de semana.

Equipes da Agência Regional do órgão e o Diretor de Obras, Écio Ribeiro, permanecem em regime de plantão na região. Firmino, que voltou ao Rio nesta segunda-feira para despachar na Superintendência, vai vistoriar também os municípios de Itaperuna, Laje do Muriaé, Campos dos Goytacazes, e região do entorno, onde as enchentes provocaram grandes estragos. Vinhosa, Niterói, Cubatão, Cehab e o Centro de Itaperuna foram os bairros mais atingidos pelas chuvas.

O Rio Muriaé, que nasce em Minas Gerais e atravessa também os municípios de Laje de Muriaé, Italva, Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, teve seu volume d’água acrescido.

O transbordamento do Rio Pomba, cuja nascente está localizada em Minas Gerais, afetou 95% do município de Santo Antônio de Pádua, enquanto seu afluente, o Rio Bonito, gerou perdas materiais para a população e o comércio, nos bairros Cidade Nova, Gerador e Carvalho.

O Córrego Lambari teve seu nível d’água elevado para 1,60 m, invadindo o Hotel das Águas, ponto turístico de referência da cidade, além de prédios comerciais e a Igreja da Matriz, inundada até o altar.

Tags:
Edições digital e impressa