Rio de Janeiro, 07 de Agosto de 2026

Reforma política avança num bom rumo

Quarta, 02 de Março de 2011 às 08:05, por: CdB

SenadoEu, que tantas vezes registrei aqui meu desconforto e preocupação com o que julguei um certo mal começo dos debates sobre a reforma política - sobre os temas a que davam maior ênfase - quero registrar meu aplauso ao cronograma de debates e deliberações estabelecido ontem pela Comissão da Reforma no Senado, divulgado por seu presidente, senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Também o meu apoio pela instalação de comissões das mudanças na Câmara. A Comissão do Senado - conforme divulgou Dornelles - começa suas discussões pela questão dos suplentes de senador (precisam ser extintos e que sejam substituídos pelo candidato 2º mais votado) e pela data da posse dos chefes de Executivo é uma excelente iniciativa.

Outra ótima é antecipar, conforme anunciado, a data limite de 8 para 5 de abril para a conclusão dos trabalhos. É uma excelente decisão da Comissão encurtando, assim, um pouquinho o prazo de 45 dias que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) estabeleceu para funcionamento da Comissão.

 

Idem, para esta conclusão de, quando não houver consenso sobre uma proposta, a maioria decidir sobre seu encaminhamento ao plenário da Casa. Concordo com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) quando ele pondera: "Às vezes, a busca pelo consenso nos desvia do objetivo final. Os temas aprovados pela maioria devem ser respeitados pelos derrotados." (vejam nota abaixo).

 

Foto: Wilson Dias/ ABr

 

Tags:
Edições digital e impressa