Rio de Janeiro, 02 de Janeiro de 2026

Reforma de Congonhas foi superfaturada, diz TCU

Quinta, 15 de Março de 2007 às 07:39, por: CdB

Uma auditoria preliminar do Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu indícios de superfaturamento na licitação de reforma da pista auxiliar do Aeroporto de Congonhas, que começou no fim de fevereiro. O relatório veio a público, durante audiência na Comissão de Fiscalização da Câmara que ouviu o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, sobre as obras.

Segundo o Estado de S.Paulo, os auditores apontaram 12 falhas no plano de obras de 2006. Entre os problemas, foram listados privilégio à técnica em detrimento dos preços, utilização inadequada da exigência de pré-qualificação, ausência de justificativa para preços acima das tabelas de referência de construção, que são as usadas pela Caixa, e início da licitação antes da aprovação do plano básico.

O documento assinado pelo ministro Benjamim Zymler ressalta que as irregularidades podem ter afetado o valor da obra, orçada inicialmente em R$ 7,8 milhões. Mas ressalva que, como o relatório não foi concluído, falta resposta da Infraero. - Algumas situações já podem ter sido sanadas - avaliou.

Questionado sobre o documento, o presidente da Infraero respondeu que já determinou a correção dos erros. Mas ressaltou que a tabela de preços que serve de base para as auditorias do TCU deve se adequar aos diferentes contextos das obras. - A acusação de sobrepreços é muito controversa porque o piso de um aeroporto é muito diferente de um piso de casa - afirmou.

Tags:
Edições digital e impressa