A refinaria da Royal Dutch Shell, localizada em Buenos Aires, foi desativada, na quarta-feira, devido a problemas ambientais. A ordem doi dada pelo governo argentino.
A medida foi tomada em meio à crescente tensão entre a companhia e o governo do presidente argentino, Néstor Kirchner, que entrou em conflito com a petrolífera por conta de preços e suprimentos de energia.
A refinaria, única da Shell na América do Sul, foi oficialmente impedida de funcionar após autoridades do governo da Argentina detectarem vazamentos, contaminação em amostras do solo, entre outras infrações, segundo um comunicado da Secretaria do Ambiente e
Desenvolvimento Sustentável do país.
Um comunicado do governo argentino afirmou que “a refinaria permanecerá fechada até que "a companhia encerre a situação de ameaça ao meio ambiente".
Recentemente, o governo argentino aplicou multas no valor de US$ 1,6 milhão contra executivos locais da Shell, argumentando falhas da companhia no fornecimento de suprimentos para o mercado interno.
A decisão levou o presidente da Shell na Argentina, Juan José Aranguren, a afirmar publicamente que a empresa sofria uma perseguição de autoridades do governo.
Refinaria da Shell é fechada na Argetina por problemas ambientais
A refinaria da Royal Dutch Shell, localizada em Buenos Aires, foi desativada, na quarta-feira, devido a problemas ambientais. A ordem doi dada pelo governo argentino. A refinaria é a única na América do Sul. (Leia Mais)
Quinta, 06 de Setembro de 2007 às 16:27, por: CdB