Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2026

Rede de <i>fast food</i> quer aumentar em 50% o número de lojas

Sexta, 11 de Maio de 2007 às 08:02, por: CdB

O novo controlador da rede McDonald's na América Latina, Woods Staton, colombiano radicado na Argentina, disse nesta quinta-feira que o Brasil poderia ter 50% a mais de restaurantes da rede.

Staton admitiu que esse número ainda não passa de especulação, já que ainda está digerindo a recém-fechada compra da franquia de 1.600 restaurantes da rede americana. "Daqui a um mês eu saberei", disse.

Há 540 restaurantes McDonald's no Brasil.

Staton lidera o grupo de investidores - que inclui os fundos Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, Capital International e DLJ South American Partners - que comprou em abril, por US$ 700 milhões, a franquia do McDonald's na região.

A Arcos Dourados, nome oficial da nova controladora da rede, prevê investir US$ 300 milhões na América Latina nos próximos três anos.

Sem especificar porcentagens, Staton afirmou que o Brasil será o destino de uma boa parte desses investimentos. Segundo ele, o mercado brasileiro possui um potencial fantástico.

O plano de abertura de novos restaurantes ainda não está definido, mas Staton afirmou esperar que sejam entre 40 a 60 por ano, com ênfase no Brasil, Colômbia, México e Venezuela.

Staton chega hoje ao Brasil e fica no País durante o fim de semana para analisar os restaurantes e o mercado da rede. "A operação brasileira é fantástica no atendimento aos fregueses, amabilidade e velocidade", disse.

Histórico

A rede de fast food McDonald's chegou ao Brasil em 1979, pelas mãos do executivo Peter Rodenbeck - também responsável pela vinda da rede de restaurantes Outback Steakhouse e da cafeteria Starbucks.

A primeira lanchonete foi aberta em Copacabana, no Rio de Janeiro, na Rua Hilário de Gouveia. Dois anos depois, o segundo restaurante da rede no país foi inaugurado na avenida Paulista, em São Paulo.

A primeira loja aberta no modelo de franquia só foi inaugurada em 1987, em Brasília. O modelo foi responsável pela grande expansão do McDonald's no Brasil nos anos seguintes.

Em 1989, a rede atingiu a marca de 40 restaurantes no país, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

Ao final de 2006, dos 544 restaurantes McDonald's do país, 137 eram franqueados.

Tags:
Edições digital e impressa