A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo (RS), que atua em parceria com a Defesa Civil, alerta que o Rio Grande do Sul deve ser atingido por forte onda, com o registro de temperaturas negativas em praticamente todas as regiões, nos próximos dias. A rede antecipa que o estado será atingido por dois impactos de ar frio em apenas 72 horas, sendo o primeiro na quinta-feira (8) e o mais forte no sábado (10).
Em razão das temperaturas excepcionalmente baixas previstas para os próximos dias, a rede recomenda às autoridades locais que adotem todas as medidas cabíveis para proteção da população de rua e desabrigada ou que esteja em situação de risco. Os agricultores devem estar em alerta diante da possibilidade de geada intensa ou severa, especialmente domingo.
Na quinta-feira já são esperadas temperaturas mínimas, durante a manhã, entre 1 e 3 graus no sul e centro do estado, com formação de geada em diversas localidades. As temperaturas máximas na fronteira com o Uruguai serão baixas mesmo durante a tarde.
A Rede de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte que a partir da noite de sexta (9), o estado será invadido por um reforço de ar polar intenso. Corrente de vento levará ar gelado do pólo sul para o território gaúcho. Até agora, são remotas as possibilidade de neve no fim de semana, mas o quadro só ficará definido na sexta-feira.
Rede de Climatologia alerta sobre onda de frio no Rio Grande do Sul
Arquivado em:
Terça, 06 de Julho de 2004 às 18:15, por: CdB