Tudo pronto para o primeiro dia de provas do Red Bull Air Race. As baterias desta sexta-feira são classificatórias para a final no sábado. Por enquanto o clima no local do evento é de chegada dos profissionais envolvidos com a produção e jornalistas.
No céu, o sol arde forte e nas águas da Enseada de Botafogo os air gates - pilares infláveis que marcam o circuito a ser percorrido - esperam pelos pilotos.
Para o britânico Paul Bonhomme, que no treino de ontem ficou surpreso com a pouca força que a gravidade exerce sobre os aviões, o percurso da prova tem riscos e é muito difícil.
- Principalmente porque entre os gates não existe nenhuma possibilidade de corrigir o trajeto - diz.
Para se ter uma idéia a envergadura das asas dos aviões que participam do Air Race tem cerca de 8m e a distância entre um e outro air gate tem 10m apenas. A velocidade em que são ultrapassados é de 400 km/h.
Bonhomme foi o quarto colocado na etapa realizada nos Emirados Árabes e somou três pontos na classificação geral. Para essa competição no Rio de Janeiro, ele espera novamente estar entre os primeiros. As provas oficiais começam às 14h30 (de Brasília).