O julgamento de Ali Hassan al-Majid, chamado de Ali Químico, homem de confiança do ex-ditador Saddam Hussein, foi retomado nesta segunda-feira no Alto Tribunal Penal Iraquiano, onde é julgado por seu papel na repressão a uma insurreição xiita em 1991. O processo foi iniciado às 10h30 locais, quando Ali Químico e 14 outros acusados entraram na sala de audiência do tribunal, situada na "Zona Verde" do centro de Bagdá.
Ali Químico, de 66 anos, é julgado por crimes contra a humanidade durante a repressão a uma insurreição xiita em 1991. Ele era na época comandante das divisões da Guarda Republicana no sul do país, e foi também ministro do Interior e da Defesa.
Primo de Saddam Hussein, Majid deve seu apelido ao uso de armas químicas contra os curdos nos anos 1980, crimes pelos quais já foi condenado à morte. Sua apelação foi negada em 4 de setembro e, segundo a lei iraquiana, será enforcado em 30 dias. Vestido com sua tradicional túnica árabe, Ali Químico, tinha uma aparência mais frágil, apoiando-se em uma bengala para caminhar.
Recomeça o julgamento de Ali Químico no Iraque
O julgamento de Ali Hassan al-Majid, chamado de Ali Químico, homem de confiança do ex-ditador Saddam Hussein, foi retomado nesta segunda-feira no Alto Tribunal Penal Iraquiano, onde é julgado por seu papel na repressão a uma insurreição xiita em 1991. (Leia Mais)
Segunda, 24 de Setembro de 2007 às 08:55, por: CdB