Ao som do frevo e do maracatu, Pernambuco comemora o aniversário de duas de suas cidades. Olinda e Recife, fazem aniversário nesta segunda-feira. Olinda completa 472 anos e Recife, 470 anos.
Em Olinda, antiga capital, a comemoração começa a partir das 16h com um arrastão do Maracatu Nação Pernambuco. O arrastão parte do Mercado do Varadouro e segue pelas ladeiras do sítio histórico até chegar em frente ao largo da Prefeitura da cidade.
À noite, às 19h, haverá show de Erasto Vasconcelos, em palco montado em frente à Prefeitura. O artista, que divulga o espetáculo Jornal da Palmeira, preparou uma apresentação em homenagem à Marim dos Caetés.
Os Seresteiros de Olinda antecipam o tradicional desfile da sexta-feira para esta segunda. A concentração começa às 21h, no Pátio da Igreja de São Pedro. De lá, o grupo segue pelas ruas Prudente de Moraes, Bernardo Vieira de Melo, São Bento e 27 de Janeiro. Canções românticas, carnavalescas e marchinhas estão no Repertório.
No Recife, a festa fica por conta da apresentação do grupo musical carioca Quadro Antiquo, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas. O concerto começa às 16h30.
A partir das 18h, o prefeito João Paulo faz o já tradicional corte do bolo, que este ano pesa 470 kg a cada aniversário o peso do bolo aumenta um quilo. A decoração do bolo celebra os cem anos de frevo.
Rio de Janeiro, 01 de Janeiro de 2026
Edições digital e impressa